Amigo nunca é demais

Nem todas as pessoas sabem dar valor à amizade. Talvez só quem um dia não teve amigos pode saber o quanto eles fazem falta. Só quem, como eu, passou o recreio da escola dentro do banheiro por não ter com quem conversar, pode sentir um orgulho imenso quando, anos mais tarde, olha para os lados e vê que está rodeado de pessoas queridas com quem pode contar.

Sinto meus amigos como pedaços de mim: uns são meus pés, que me guiam; outros minhas pernas, que me sustentam; há os que são meus olhos, me direcionando; os braços que me amparam; a consciência que me corrige. Todos eles em conjunto dão razão para meu viver e são essenciais para eu continuar existindo.

Tenho amigos que estão longe, até do outro lado do planeta. Mas continuo tendo por eles o mesmo carinho, me preocupando, querendo fazer parte da história deles, como se estivessem do meu lado. Alguns foram afastados pela vida, seguiram outros rumos, mas, como me marcaram, permanecem em minha lembrança para sempre. Outros foram afastados temporariamente pela morte, e estão lá olhando por nós, como anjos, à espera do reencontro.

Um dia tive a ilusão de que poderia ter todos os amigos por perto, todos os dias. Queria abraçá-los, falar do meu amor, receber declarações de afeto em troca. Depois entendi que os verdadeiros amigos continuam o sendo mesmo à distância. Ou deixam de ser tão próximos pelas circunstâncias, depois que já cumpriram seu papel em nossas vidas.

Dizem que as pessoas só conseguem ter amigos que caibam na contagem de uma das mãos. Eu posso ser boba, mas digo que não. Tenho tantos amigos que gastam os dedos até dos pés e das mãos das outras pessoas. Porque amigo nunca é demais e, pra mim, é todo mundo que me quer bem, que me quer por perto, que não desiste de mim mesmo quando enrolo, me atraso, reclamo, dou um bolo, chateio. E todos os que sinto vontade de ter sempre por perto.

Por isso tenho um montão de amigos sim, mesmo que eles não me considerem uma amiga, não me importa. Eles devem saber que, pra crescer, preciso deles – perto ou longe. Basta que pensem em mim de vez em quando.

Não conseguiria retribuir todo o amor que sinto por eles, mas neste momento mando uma onda de alegria, abraços e sorrisos para todos. Espero que recebam – e se lembrem de que alguém aqui os ama, muito. Sem interesse!

Obrigada por tudo. E FELIZ DIA DO AMIGO!

//
E, como amor é clichê, a playlist de hoje não é das mais originais, mas clássicos são clássicos:

Canção da América – Milton Nascimento

Amigo é coisa pra se guardar
Debaixo de sete chaves,
Dentro do coração,
assim falava a canção que na América ouvi,
mas quem cantava chorou ao ver o seu amigo partir,
mas quem ficou, no pensamento voou,
com seu canto que o outro lembrou
E quem voou no pensamento ficou,
com a lembrança que o outro cantou.
Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito,
mesmo que o tempo e a distância, digam não,
mesmo esquecendo a canção.
O que importa é ouvir a voz que vem do coração.
Pois, seja o que vier,
venha o que vier
Qualquer dia amigo eu volto a te encontrar
Qualquer dia amigo, a gente vai se encontrar.

//

Amizade Sincera – Renato Teixeira e Dominguinhos

A amizade sincera é um santo remédio
É um abrigo seguro
É natural da amizade
O abraço, o aperto de mão, o sorriso
Por isso se for preciso
Conte comigo, amigo disponha
Lembre-se sempre que mesmo modesta
Minha casa será sempre sua
Amigo
Os verdadeiros amigos
Do peito, de fé
Os melhores amigos
Não trazem dentro da boca
Palavras fingidas ou falsas histórias
Sabem entender o silêncio
E manter a presença mesmo quando ausentes
Por isso mesmo apesar de tão raros
Não há nada melhor do que um grande amigo
//

Amigo – Roberto Carlos

Você meu amigo de fé, meu irmão camarada
Amigo de tantos caminhos e tantas jornadas
Cabeça de homem mas o coração de menino
Aquele que está do meu lado em qualquer caminhada
Me lembro de todas as lutas, meu bom companheiro
Você tantas vezes provou que é um grande guerreiro
O seu coração é uma casa de portas abertas
Amigo você é o mais certo das horas incertas

Às vezes em certos momentos difíceis da vida
Em que precisamos de alguém pra ajudar na saída
A sua palavra de força, de fé e de carinho
Me dá a certeza de que eu nunca estive sozinho

Você meu amigo de fé, meu irmão camarada
Sorriso e abraço festivo da minha chegada
Você que me diz as verdades com frases abertas
Amigo você é o mais certo das horas incertas

Não preciso nem dizer
Tudo isso que eu lhe digo
Mas é muito bom saber
Que você é meu amigo

//

2 pensamentos sobre “Amigo nunca é demais

Deixe um comentário

