Adriana, RELAXA!!

Tem uma palavra que ouço desde que me entendo por gente (o que não faz tanto tempo assim :P) e cada vez que a repetem para mim sinto que não adiantou meu esforço. Ela sempre vem depois de um ataque de ansiedade e antecede um desânimo. RELAXA! E eu fracassei mais uma vez…

Quando acredito que estou ficando independente, aprendendo a me virar, vem alguém e diz: RELAXA! Aí eu respiro fundo e tento de novo. Aprendo, juro que tento, mostro serviço, faço tudo direitinho. Mas fico ansiosa pelo resultado, quero saber logo no que vai dar. E ouço: RELAXA!

Se estou fazendo meu trabalho, uma pulguinha pula na minha orelha pra eu desconfiar de que alguém está incomodado, irritado comigo. Aí fico grilada de novo, estressada, me sentindo inútil. Nessa hora, alguém grita: RELAXA! E adianta? Talvez só por um tempinho.

Porque quando estou com vontade de fazer alguma coisa, vem um medinho de novo, um monte de “e se…” e eu me desespero. É aí que me lembram: RELAXA! Mas dificilmente consigo.

Se gosto de uma pessoa então, iiii, já era. Posso ser muito legal, amiga, divertida, interessante. Mas é ele me dar brecha que estrago tudo. Vem a bendita ansiedade, com palavras bobas soltas ao vento, besteirolas insistentes, claro, seguidas de um imenso RELAXA! E quem disse que eu relaxo?? Ponho tudo a perder e fracasso de novo. Lá se vai mais um.

RELAXA! RELAXA! RELAXA! Esse imperativo que me acompanha sempre – e tem correspondentes em outros sotaques, como “SE AVEXE NÃO”, ou outras línguas, como “DON’T WORRY” – parece um sino na minha cabeça dizendo: “Você nunca vai ser feliz desse jeito!! Blem, blem, blem. RELAXA! RELAXA! RELAXA!”

O sino continua tocando. E o pior de tudo isso não é ouvir essa palavra tantas vezes. E sim perceber que sempre que ela vem é para me mostrar que eu ainda não aprendi a viver…*

//
Só para não perder o costume, aí vão alguns clássicos musicais que também me mandam relaxar, mas nas versões que mais gosto de cada um deles.

Three Little Birds – Bob Marley, na voz do Gilberto Gil (com um clipe muito engraçado)

Don’t worry about a thing,
‘Cause every little thing
Gonna be all right

Rise up this morning
Smile with the rising sun
Three little birds
It’s by my doorstep
Singing sweet songs
Of melodies pure and true
Sayin’,”This is my message to you”

A Natureza das Coisas – Accioly Neto, na voz do Santanna, o Cantador

Se avexe não
Amanhã pode acontecer tudo
Inclusive nada
Se avexe não
A lagarta rasteja até o dia
Em que cria asas

Se avexe não
Que a burrinha da felicidade
Nunca se atrasa
Se avexe não
Amanhã ela pára na porta
Da sua casa

Se avexe não
Toda caminhada começa
No primeiro passo
A natureza não tem pressa
Segue seu compasso
Inexoravelmente chega lá

Se avexe não
Observe quem vai subindo a ladeira
Seja princesa ou seja lavadeira
Pra ir mais alto vai ter que suar

Don’t Worry, Be Happy – Bob McFerrin, na voz e versão de Mart’nália

Here’s a little song
I wrote
You might want
To sing it
Note for note
Don’t worry
Be happy

In every life
We have some trouble
But when you worry
You make it double
Don’t worry, be happy

Ain’t got no place
To lay your head
Somebody came
And took your bed
Don’t worry
Be happy

The land-lord say
Your rent is late
He may have
To litigate
Don’t worry
Be happy

Don’t worry
Pra não
Se estressar
Be happy
Pra se alegrar
Relax
Que tudo
Fica diferente

Stress faz adoecer
Amor rejuvenescer
Sorria mais
E leve a vida
Simplesmente

Ain’t got no cash
Ain’t got no style
Ain’t got no girl
To make you smile
Don’t worry
Be happy

‘Cause when you worry
Your face will frown
And that will bring
Everybody down
Don’t worry
Be happy

//
*(Prometo tentar fazer yoga e terapia pra reverter esse quadro. Quem sabe ainda tem solução…)

Um pensamento sobre “Adriana, RELAXA!!

Deixe um comentário

