As fases do amor (playlist)

Estou adorando essa coisa de fazer playlists da música brasileira. Me divirto procurando vídeos das músicas que eu amo e organizando num pacote definido. E como estamos a pouco menos de um mês do Dia dos Namorados, fiz uma listinha de canções de letra lindíssimas que falam das fases do amor. Da fase carente, passando pelo início cor-de-rosa e indo até o momento “a fila anda”.

1 – Carência – Sabe quando a gente está há um tempo sem alguém por perto, querendo um colo, uma companhia? Dá uma carência… A música Pra Ninguém, interpretada pela Nila Branco, resume os prós e contras de estar solteira:

“Ninguém pra ligar e dizer onde estou
Ninguém pra ir comigo onde eu vou
Por outro lado
Ninguém pra abaixar o volume
Ninguém pra reclamar dos pratos sujos
Ninguém pra eu fingir que eu não amo
Toda noite no mesmo lugar
Eu abro os olhos e deixo o dia entrar
Pra ninguém pra ninguém
Ninguém pra dizer quando eu devo parar
Ninguém na casa pra poder acordar
Do meu lado
Ninguém pra contar novidades
Ninguém pra fechar as cortinas
Ninguém pra brigar de vez em quando
Toda noite no mesmo lugar
Eu abro os olhos e deixo o dia entrar
Pra ninguém pra ninguém”

2 – Suspiros – E aí um dia você conhece alguém que te encanta e depois de alguns minutos de conversa você já acha que não vai mais viver sem ele. Fica bobo (a), não consegue se concentrar… Paulinho Moska, na música Pensando em Você, descreveu essa sensação:

“Eu estou pensando em você
Pensando em nunca mais
Pensar em te esquecer
Pois quando penso em você
É quando não me sinto só
Com minhas letras e canções
Com o perfume das manhãs
Com a chuva dos verões
Com o desenho das maçãs
E com você me sinto bem
Eu estou pensando em você
Pensando em nunca mais
Te esquecer
Eu, pensando em você
Pensando em nunca mais
Pensar em te esquecer…”

3 – Cor-de-rosa – Não tem mais jeito, você está apaixonada (o). Suspira pelos cantos, quer falar com o ser amado o tempo todo. E se entrega loucamente, sem pensar no futuro, no passado, no que estão pensando. Se é um romântico inveterado, então, já era… O poeta, compositor e cantor Vander Lee descreve bem pessoas assim na música Romântico:

“Românticos são poucos
Românticos são loucos
Desvairados
Que querem ser o outro
Que pensam que o outro
É o paraíso…
Românticos são lindos
Românticos são limpos
E pirados
Que choram com baladas
Que amam sem vergonha
E sem juízo…
São tipos populares
Que vivem pelos bares
E mesmo certos
Vão pedir perdão
Que passam a noite em claro
Conhecem o gosto raro
De amar sem medo
De outra desilusão…
Romântico
É uma espécie em extinção!”

4 – Vivendo de amor – Diz o escritor Carpinejar que “liberdade na vida é ter um amor para se prender” (comento isso melhor outro dia). E como é bom ter alguém por perto sempre… Há alguns anos uma amiga me mostrou uma das declarações de amor mais lindas que já ouvi. A cantora e compositora Helena Elis viu beleza e poesia nos momentos mais simples de um casal. Lugares Proibidos é incrível. O vídeo não é dos melhores, mas prestem atenção na letra:

“Eu gosto do claro quando é claro que você me ama
Eu gosto do escuro no escuro com você na cama
Eu gosto do não se você diz não viver sem mim
Eu gosto de tudo, tudo o que traz você aqui
Eu gosto do nada, nada que te leve para longe
Eu amo a demora sempre que o nosso beijo é longo
Adoro a pressa quando sinto
Sua pressa em vir me amar
Venero a saudade quando ela está pra terminar
Baby, com você já, já
Mande um buquê de rosas, rosa ou salmão
Versos e beijos e o seu nome no cartão
Me leve café na cama amanhã
Eu finjo que eu não esperava
Gosto de fazer amor fora de hora
Lugares proibidos com você na estrada
Adoro surpresas sem datas
Chega mais cedo amor
Eu finjo que eu não esperava
Eu gosto da falta quando falta mais juízo em nós
E de telefone, se do outro lado é a sua voz
Adoro a pressa quando sinto
Sua pressa em vir me amar
Venero a saudade quando ela está pra terminar
Baby com você chegando já”

5 – Caindo na real – Mas, infelizmente, nem todo amor é correspondido e nem todo final é feliz. Quando um espera demais do outro, aí entra a decepção. Dá raiva, tristeza, desespero. Só que eu não quis colocar aqui uma música que represente o fim e sim uma lição vinda da canção de Roberto Carlos, cantada divinamente por Eliana Printes, Só Vou Gostar de Quem Gosta de Mim. Não coloquei a letra porque já tem no vídeo (não achei algum de boa qualidade que mostre ela cantando):

Viram a letra? #ficadica

Muitas outras ficaram de fora, o que não falta na MPB é música falando de amor. Depois tem mais.

E muito amor para todos nós…

2 pensamentos sobre “As fases do amor (playlist)

  1. A sua seleção tá um luxo, Dri!!!!

    O Vander Lee tem letras belíssimas!!
    E o q dizer da música Lugares Proibidos!?!

    Adorei!!! 🙂

Deixe um comentário

